Abrahan Ferrari
Bronze DIVISÃO 2 , Instalador(a) Sou MEI, e a maioria dos serviços são prestados para um CNPJ famíliar que consegue os clientes e eu só faço ou ajudo outro técnico com a parte de instalação, manuntenção ou configuração de cameras, dvr, cerca elétrica, motor de portão... A pergunta é: qual código de tributação e descrição de servçõ eu uso para as notas?
Esses são meus cnae(não sei se são adequados, um contador que fez na época):
47.52-1-00 - Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
80.20-0-02 - Outras atividades de serviços de segurança
43.21-5-00 - Instalações elétricas
33.14-7-06 - Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e equipamentos para instalações térmicas
33.13-9-01 - Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos
33.13-9-99 - Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos não especificados anteriormente
33.21-0-00 - Instalação de máquinas e equipamentos industriais
O mesmo contador me recomendou usar 17.05 nas notas, não sei se é neura minha mas pelo que pesquisei brevemente e olhei em tabelas de correlação cnae-codigo_de_tributação não parece adequado com os meus CNAE e por eu ser MEI (pode ser entendido como aluguel de mão de obra).
Parece que 14.01 é compatível com manuntenções, mas não com instalações do zero.
14.06 parece compor a parte de instalação, mas na descrição do código diz que é pra usuário final e com material fornecido pelo usuário final, então não parece ser o caso.
07.02 parecia interessante a primeira vista, mas pede dados de construção cívil.
11.02 está bastante ligado á essa área, mas parece estar mais vinculado a monitoramento.
Além disso, é verdade que dependendo do código e/ou descrição, a empresa tomadora estaria sujeita a cobrança de inss em cima do valor? como no caso de serviços que envolve elétrica, como cerca?